EQUIPA
Professora Associada em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (ULisboa). Investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), em matérias relacionadas com género e comunicação. Doutora em Ciências da Comunicação, na especialidade de Sociologia da Comunicação, com tese sobre representações e impactos dos media na imagem corporal de adolescentes. Mestre em Sociologia e Licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP, ULisboa. É subdiretora do CIEG. Revisora para revistas científicas na área da comunicação, é autora, para além de artigos científicos, das obras A Imagem Corporal (2004), Sociologia da Comunicação (2011), Corpo e Imagem na Sociedade de Consumo (2014) e Estudos de Imagem (2021), entre outras. As principais áreas de investigação focam género, comunicação e corpo.

Célia Belim é Professora Auxiliar em Ciências da Comunicação (CC) no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (ISCSP, ULisboa), lecionando desde 2000. É doutorada em Ciências da Comunicação, mestre em Ciência Política e pós-graduada em Estudos Islâmicos. Atualmente, é coordenadora executiva do I ciclo de estudos de CC, lecionando nos três ciclos de estudos de CC. Coordena o projeto financiado Comunicação de Políticas Públicas de Saúde em Portugal – ComHealthPPP, associado ao Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP, ISCSP), no qual é investigadora integrada. É diretora e coordenadora científica da Revista Portuguesa de Literacia em Saúde e vice-presidente do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS). É coautora dos livros Health Communication Models and Practices in Interpersonal and Media Contexts Emerging Research and Opportunities (2021, IGI Global) e Image of U.S. Presidential Administrations: The Cases of George W. Bush and Barack Obama (2012, Lexington Books, Roman & Littlefield). Recebeu cinco prémios académicos, quatro prémios de investigação e duas menções honrosas.

Joana Woss concluiu a licenciatura em Audiovisual e Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa em 2013. Na mesma instituição concluiu o mestrado em Multimédia em 2015, com o projeto: Proposta de normalização da gestão de sinistros, na relação entre Hospitais e fornecedores de seguros de saúde. Em 202,1 conclui a pós-graduação em Gestão de informação e Business Inteligence aplicado ao sector da saúde, na Information Management School da Universidade Nova de Lisboa. No mesmo ano, iniciou o seu percurso para a obtenção do grau de doutor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP, ULisboa), em Ciências da Comunicação, focado numa tese sobre Comunicação em Saúde, que ainda está em curso. Desde 2014 trabalha como Gestora de Serviços Administrativos no Hospital da Luz Lisboa e, desde 2023, participa na formação de profissionais do sector hospitalar na área de comunicação de excelência e gestão de conflito no Hospital da Luz Learning Health.

Cristina Vaz de Almeida é Doutora em Ciências da Comunicação - Literacia em Saúde, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Diretora da Pós Graduação em Literacia em Saúde (Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA), Membro Fundador do Laboratório Português para os Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS). É também Chief-Editor do Jornal Investigação Médica (JIM), Peer Reviewer do Portuguese Journal of Public Health, Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP, ISCSP), Member do Advisory Board do projeto BUMPER, Membro da National Cancer Hub (NCH) – Portugal, Membro do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, Membro do Conselho Científico do Journal of Psychology and Neuroscience, Membro da Rede Académica de Ciências da Saúde (RACS). É Coordenadora e autora do Manual de Literacia em Saúde – Princípios e Práticas (Editora PACTOR).

Raphaël Marques Baptista concluiu a licenciatura em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2015, no mesmo ano em que ingressou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). Em 2017, conclui o mestrado em Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação Estratégica. Em 2018, conclui uma pós-graduação no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em Jornalismo. No mesmo ano, inicia o seu percurso para a obtenção do grau de doutor, também no ISCSP, em Ciências da Comunicação, que culmina em 2022, com uma investigação ligada à comunicação em saúde online. No doutoramento, foi aprovado por unanimidade com distinção e louvor. Atualmente é Professor Auxiliar Convidado do ISCSP e Professor Auxiliar Convidado da Universidade da Beira Interior (UBI). Para além disso, é investigador colaborador do CAPP, estando atualmente a trabalhar em dois projetos científicos: HealMe: O que pensam os gestores de saúde em Portugal sobre a saúde digital e Comunicação das Políticas Públicas de Saúde em Portugal (ComHealthPPP).

Universidade do Minho (EEG-UMinho) e licenciada e mestre em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Professora Auxiliar do ISCSP-ULisboa, lecionando matérias relacionadas com os Métodos de Investigação, a Gestão Estratégica e a teoria de Administração Pública e de Políticas Públicas aos níveis da licenciatura, mestrado e doutoramento dos cursos da Unidade de Coordenação em Administração Pública. Coordenadora Executiva do doutoramento em Administração Pública. Investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP, onde foi responsável pelo projeto de Investigação “Avaliação da Política Pública de Justiça Restaurativa em Portugal” (CAPP). Atualmente coordena o projeto de investigação “GOVAPP – Governação, Inovação e Arranjos Institucionais na Administração Pública Portuguesa”, e colabora nos projetos “Widegama – Worldwide Government Accountability Map” e “ComHealthPPP – Communication of Health Public Policies in Portugal”. Áreas de interesse de pesquisa: arranjos de governação pública; governança pública; arranjos colaborativos; boa governação; processo de políticas públicas; agendamento, formulação e implementação de políticas.

Carla Cruz é Doutorada em Ciências da Comunicação (especialização em Sociologia da Comunicação), Mestre em Sociologia e Licenciada em Comunicação Social. É Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (ISCSP, ULisboa), lecionando nas áreas científicas das Ciências da Comunicação (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) e Sociologia (1.º e 2.º Ciclos). É investigadora-colaboradora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) e investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Internacionalmente está, ainda, integrada na equipa portuguesa de um projeto da EUPRERA. É também Vice-Presidente do Observatório da Criança – Associação 100 Violência e membro do conselho consultivo do Observatório do Mundo Islâmico. Profissionalmente, foi jornalista na TVI, SIC e RTP, tendo feito Reportagem, Locução e Apresentação de Programas.
